Em comunicado conjunto da Famurs e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (Codic-RS), foram sugeridas medidas para mitigar os impactos do Coronavírus no setor.

Em comunicado conjunto da Famurs e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (Codic-RS), foram sugeridas medidas para mitigar os impactos do Coronavírus no setor. O documento, assinado pelo presidente da Famurs, Dudu Freire, e pelo presidente do CODIC, Evandro Soares, será enviado aos 497 prefeitos e prefeitas do Estado.

Entre as medidas, está a prorrogação de prazos para inscrição em editais de Fundos Municipais de Cultura, assim como a concessão de maior prazo para projetos em fase de execução e prestação de contas. O documento também recomenda que as administrações municipais utilizem o período de restrição às atividades culturais, por conta do fechamento de teatros, museus, casas de Cultura e afins, para concentração de esforços na elaboração e formação de Plano Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura, ferramentas necessárias para adesão ao Sistema Estadual de Cultura.

O comunicado ainda sugere que os municípios estimulem a valorização da arte e da cultura por meio de iniciativas que possam ser promovidas online, remuneradas quando possível, através de editais ou parcerias. Em abril, por exemplo, a Secretaria da Cultura do Estado vai lançar edital totalizando R$ 3 milhões para projetos culturais que resultem em conteúdos digitais. A concepção deste edital contou com apoio técnico de dirigentes do Codic.

Leia o conteúdo completo da nota do Codic –>CartaCodic

Informações da notícia

Data de publicação: 30/03/2020

Compartilhe!