Teve início, nesta manhã (04/07), o 25º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul promovido pela Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic/Famurs), órg...

Teve início, nesta manhã (04/07), o 25º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul promovido pela Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic/Famurs), órgão representativo dos dirigentes municipais de cultura do Estado do Rio Grande do Sul. O encontro que  tem como objetivo articular e debater propostas, a fim de construir alternativas para gestão das políticas públicas de cultura, promovendo a cultura local, valorizando a diversidade e garantindo os direitos culturais dos cidadãos, reuniu prefeitos, secretários, dirigentes municipais de cultura, conselheiros estaduais e municipais de cultura, artistas, produtores, entidades, instituições e movimentos culturais, na sede da entidade. 

Durante a abertura do evento, a presidente do Codic, Joyce Aline dos Reis, representando o presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, frisou a importância do Fórum, e de se debater a Cultura no Estado. “O nosso objetivo é fortalecer a gestação pública e estimular a elaboração e implementação de políticas públicas de Cultura que promovam a cultura local, que valorizem a diversidade e que garantam os direitos culturais dos cidadãos brasileiros”, concluiu Joyce.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual da Cultura, Marco Aurélio Alves, é preciso pensar em cultura de uma forma inovadora e não como a 25 aos atrás. “O mundo mudou, a tecnologia, a ciência, os avanços na comunicação são imensuráveis. Hoje, nós temos uma política pública de financiamentos, o ministério da Cultura investiu muito nos últimos anos em cultura no Estado e isso é muito gratificante, porque assim como não podemos viver sem saúde, segurança, também não podemos ficar sem cultura”, explanou o presidente.

O vice-presidente do Codic, Evandro Soares, durante sua explanação, agradeceu a presença de todos, e falou da importância de se continuar discutindo políticas públicas de Cultura. “As pessoas estão acostumadas a verem a cultura focada na questão “financiamento”, mas nós entendemos, cada vez mais, que cultura, também se pode fazer criando parcerias, profissionalizando cada vez mais as nossas atividades, qualificando a nossa comunidade cultural, e é para isso que estamos aqui, para que possamos ter uma reflexão ,mais ampla”, concluiu Soares.

Já o secretário adjunto de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e lazer, André Krysczun, agradeceu a oportunidade de participar de um evento que valoriza a cultura no seu Estado. “Desde o primeiro momento da nossa gestão na Secretária procuramos dar continuidade aos projetos já em andamento e buscamos valorizar, ainda mais, as diversas formas de cultura no Estado. Acreditamos que a cultura precisa falar com todos e incentivar o diálogo a integração entre as diferentes formas de expressão cultural”, concluiu Krysczun.

Confira a programação:

Dia 04 de julho – quarta-feira
8h– Credenciamento
9h– Cerimônia de abertura

Presidente da Famurs – Salmo Dias de Oliveira

Presidente Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura (Codic) – Joyce Aline dos Reis

Presidente do Conselho Estadual de Cultura – Marco Aurélio Alves

Secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Vitor Hugo Alves da Silva

Diretor da Regional Sul do Ministério da Cultura – Álvaro Franco

10h30– Palestra:  “Propósito e Liderança e seus reflexos nas organizações” , com Arthur Bender – Consultor de estratégia de Marcas, Empresário, Escritor e Palestrante.
12h– Intervalo para almoço
13h30– Apresentação artística
14h– Painel:  “Economia da Cultura e suas perspectivas”

“A Economia da Cultura: Uma Alternativa de Modelo de Desenvolvimento?” , com Marcelo Milan – Professor de Economia e Relações Internacionais (Ufrgs), coordenador de extensão e de pesquisa no NECCULT.

“Tendência e Inovação”  com Caco Idiart – Sócio da Nano Biztools, empreendedor, designer, artista transmídia e pesquisador independente, especialista em gamificação e presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do RS.

“Economia da Cultura: Criatividade, empreendedorismo e desenvolvimento” , com Mari Martinez, jornalista, gestora de políticas públicas para a cultura por 10 anos, desenvolvendo trabalhos como o Fórum Permanente de Economia da Cultura na Assembleia Legislativa do RS e o programa transversal RS Criativo para o Governo do Estado. Atualmente é CEO do Hub Criativo Marquise 51.

Mediador – Pedro Vasconcellos – Secretário Municipal de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo

15h30– Painel:  “A importância da Cultura nos municípios”

“Geração de empregos através da Cultura ”, com Luciano Balen – Vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Caxias do Sul e produtor cultural.

“Políticas culturais ou de segurança pública? O que é prioridade?” , com Vitor Ortiz – Gestor cultural, ex-secretário de Cultura de Porto Alegre, São Leopoldo e Viamão, ministro interino da Cultura e ex-secretário-executivo do Ministério.

“O papel do Legislativo na Cultura do Município ” com Juliano Müller de Oliveira – Presidente da Câmara de Vereadores de Igrejinha

Mediadora: Joyce Aline Reis – Presidente do CODIC e diretora do Departamento de Cultura de Rolante

17h– Encerramento
Dia 05 de julho – quinta-feira
8h30– Credenciamento
9h– Painel  “A importância do patrimônio histórico no RS”

“Patrimônio Imaterial”  com Juliana Erpen – Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

“Educação Patrimonial”  com arquiteta Renata Galbinski Horowitz – Diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS (IPHAE)

“Do sal ao açúcar: patrimônio material e imaterial de Pelotas” , com Giorgio Ronna – Secretário Municipal de Cultura de Pelotas

Mediadora: Neusa Cavalheiro – Secretária de Cultura de Santo Ângelo

10h30– Apresentação artística
10h45– Revisão e aprovação do Regimento do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS e da Carta do 25º Fórum de Dirigentes de Cultura do RS.
12h– Intervalo para almoço
14h– Painel:  “Apresentação das propostas para a Cultura dos pré-candidatos ao Governo do Estado do RS”

Mediador: Evandro Soares – Vice-presidente do CODIC e secretário municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

16h– Encerramento e deslocamento para o 38º Congresso dos Prefeitos e posse da nova Diretoria da Famurs – Auditório Dante Barone – Assembleia Legislativa

Informações da notícia

Data de publicação: 04/07/2018