A Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), juntamente com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), realizará, nos dias 4 e 5 de julho, o 25º Fórum dos Dirigentes Municipais da Cultura do Rio Grande do Sul, na sede da enti...

A Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), juntamente com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic), realizará, nos dias 4 e 5 de julho, o 25º Fórum dos Dirigentes Municipais da Cultura do Rio Grande do Sul, na sede da entidade. O evento, que reunirá prefeitos, secretários municipais de Educação, Turismo e Cultura, diretores, coordenadores, conselheiros estaduais e municipais, irá abordar a gestão da cultura nos municípios, Estado e País.

O Fórum tem o objetivo de criar uma instância de representação e articulação dos dirigentes municipais da cultura, assim como realizar intercâmbio entre os gestores da cultura dos municípios. O encontro ocorre anualmente desde 1993, chegando em 2018 a sua 25º edição e consolidando-se como referência de espaço para discussão sobre cultura e políticas culturais no Rio Grande do Sul.  Simultaneamente à realização do Fórum, acontece o 38º Congresso de Municípios, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Mal. Deodoro, 1101 – Centro Histórico, Porto Alegre).

Confira a programação

Dia 04 de julho – quarta-feira
8h– Credenciamento
9h– Cerimônia de abertura

Presidente da Famurs – Salmo Dias de Oliveira

Presidente Conselho de Dirigentes Municipais de Cultura (Codic) – Joyce Aline dos Reis

Presidente do Conselho Estadual de Cultura – Marco Aurélio Alves

Secretário adjunto de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – André Kryszczun

Diretor da Regional Sul do Ministério da Cultura – Álvaro Franco

10h30– Palestra: “Propósito e Liderança e seus reflexos nas organizações” , com Arthur Bender – Consultor de estratégia de Marcas, Empresário, Escritor e Palestrante.
12h– Intervalo para almoço
13h30– Apresentação artística
14h– Painel: “Economia da Cultura e suas perspectivas”

“A Economia da Cultura: Uma Alternativa de Modelo de Desenvolvimento?” , com Marcelo Milan – Professor de Economia e Relações Internacionais (Ufrgs), coordenador de extensão e de pesquisa no NECCULT.

“Tendência e Inovação” com Caco Idiart – Sócio da Nano Biztools, empreendedor, designer, artista transmídia e pesquisador independente, especialista em gamificação e presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do RS.

“Economia da Cultura: Criatividade, empreendedorismo e desenvolvimento” , com Mari Martinez, jornalista, gestora de políticas públicas para a cultura por 10 anos, desenvolvendo trabalhos como o Fórum Permanente de Economia da Cultura na Assembleia Legislativa do RS e o programa transversal RS Criativo para o Governo do Estado. Atualmente é CEO do Hub Criativo Marquise 51.

Mediador – Pedro Vasconcellos – Secretário Municipal de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo

15h30– Painel: “A importância da Cultura nos municípios”

“Geração de empregos através da Cultura ”, com Luciano Balen – Vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Caxias do Sul e produtor cultural.

“Políticas culturais ou de segurança pública? O que é prioridade?” , com Vitor Ortiz – Gestor cultural, ex-secretário de Cultura de Porto Alegre, São Leopoldo e Viamão, ministro interino da Cultura e ex-secretário-executivo do Ministério.

“O papel do Legislativo na Cultura do Município ” com Juliano Müller de Oliveira – Presidente da Câmara de Vereadores de Igrejinha

Mediadora: Joyce Aline Reis – Presidente do CODIC e diretora do Departamento de Cultura de Rolante

17h– Encerramento
Dia 05 de julho – quinta-feira
8h30– Credenciamento
9h– Painel “A importância do patrimônio histórico no RS”

“Patrimônio Imaterial” com Juliana Erpen – Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

“Educação Patrimonial” com arquiteta Renata Galbinski Horowitz – Diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS (IPHAE)

“Do sal ao açúcar: patrimônio material e imaterial de Pelotas” , com Giorgio Ronna – Secretário Municipal de Cultura de Pelotas

Mediadora: Neusa Cavalheiro – Secretária de Cultura de Santo Ângelo

10h30– Apresentação artística
10h45– Revisão e aprovação do Regimento do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS e da Carta do 25º Fórum de Dirigentes de Cultura do RS.
12h– Intervalo para almoço
14h– Painel: “Apresentação das propostas para a Cultura dos pré-candidatos ao Governo do Estado do RS”

Mediador: Evandro Soares – Vice-presidente do CODIC e secretário municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

16h– Encerramento e deslocamento para o 38º Congresso dos Prefeitos e posse da nova Diretoria da Famurs – Auditório Dante Barone – Assembleia Legislativa

Informações da notícia

Data de publicação: 25/06/2018

Compartilhe!