A nova diretoria do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic) para o biênio 2017/2018 tomou posse, nesta quinta-feira (6/7), durante o 24º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul.

A nova diretoria do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (Codic) para o biênio 2017/2018 tomou posse, nesta quinta-feira (6/7), durante o 24º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul. A votação na chapa única, que é composta por 7 cargos, foi feita pelos gestores culturais presentes no evento.

A nova presidente do conselho, Joyce Aline dos Reis, de Rolante, espera que o diálogo e a união possam permanecer sempre no Codic. “Todos devem se sentir representados pelo conselho e essa é a nossa missão. Queremos a participação de todas as regiões. A união, com certeza, vai fazer toda a diferença para seguirmos”, destacou.

A ex-presidente do Codic, que deixou o cargo, Carla Pinheiro, relembrou o que move o conselho. “O que nos junta é a cultura. Isto está acima de tudo. Temos que olhar para o chão, olhar para o nosso lugar, mas não deixar de olhar o mundo. Que possamos seguir firmes, que, com certeza, temos muito retorno, tanto pessoal quanto profissionalmente”, explanou.

A nova diretoria do Codic 2017/2018 será composta por:

Presidente: Joyce Aline dos Reis (Ampara)

Vice-Presidente: Evandro Vinicius Manes Soares (Amesne)

Secretário Geral: Eliana Maria Rodrigues da Cunha (Grampal)

Secretário Geral Adjunto: Marcelo Braun (Amvat)

Coordenador de Relações Institucionais: Neusa Cavalheiro (AMM)

Coordenador de Estudos e Pesquisa: Ismael Mendonça (AMVRS)

Coordenador de Divulgação: Kelly Lopes (Amaja)

Cultura nos municípios

No segundo dia de evento, o coordenador do Pró-cultura da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Rafael Bale, ministrou uma capacitação para que os municípios possam aderir aos editais de cultura. Desde 2015, o Pró-cultura destina R$ 35 milhões para projetos por ano. “Em 2015 e 2016, foram 318 projetos realizados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e 191 pelo FAC [Funda de Incentivo à Cultura]. Para 2018, a projeção continua com o mesmo valor. Mesmo com a crise, não diminuímos”, destacou.

Na abertura do 37º Congresso de Municípios, o secretário da Cultura do RS, Victor Hugo, anunciou a abertura de um edital que destinará R$ 2,5 milhões para a área da cultura dos municípios. Ao todo, serão selecionados 28 projetos. Durante a capacitação, a assessora administrativa do Pró-cultura, Caroline Esckenazi, explicou aos gestores todos os detalhes do novo edital. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Luciano - 37º Congresso de Municípios - 24º Fórum de Cultura - 1º dia

Informações da notícia

Data de publicação: 06/07/2017

Compartilhe!