Enquanto o governo federal comemora o feriado da Independência com pompa, alguns municípios gaúchos são obrigados a suspender a realização dos desfiles farroupilhas por falta de dinheiro.

Enquanto o governo federal comemora o feriado da Independência com pompa, alguns municípios gaúchos são obrigados a suspender a realização dos desfiles farroupilhas por falta de dinheiro. Se em Brasília, a cerimônia de 7 de setembro foi celebrada com aviões da Esquadrilha da Fumaça ao custo de R$ 830 mil, no Rio Grande do Sul pelo menos 93 municípios deixarão de realizar o desfile de 20 de setembro neste ano, segundo levantamento da Famurs. Os principais motivos para o cancelamento da festividade são a contenção de gastos e o risco de contágio do mormo.

A região mais afetada é as Missões. Segundo o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Giruá, Fabiam Thomas, 90% dos municípios da região cancelaram seus tradicionais desfiles devido à falta de recursos para custear o ato. “Os prefeitos estão cancelando os tradicionais desfiles, pois não tem como custear o carro de som. Infelizmente estamos tendo que abdicar desta celebração para atender outras demandas”, argumentou ele.

Paralisação das prefeituras

Em meio à crise financeira que atinge os municípios gaúchos, a Famurs promove uma mobilização estadual no dia 25 de setembro. A entidade orienta os prefeitos a paralisar os serviços das prefeituras, realizar manifestações com cartazes e faixas e distribuir panfletos para conscientizar a população sobre a falta de recursos dos municípios.

A mobilização foi batizada de “Movimento do bolo”, em alusão à pequena fatia destinada às prefeituras na divisão do bolo tributário. Atualmente, 82% das verbas são divididas entre os Estados (25%) e a União (57%). Apenas 18% dos recursos ficam nos cofres municipais.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Informações da notícia

Data de publicação: 16/09/2015

Compartilhe!