A união e diálogo entre as áreas de educação e cultura gera benefícios para a sociedade.

A união e diálogo entre as áreas de educação e cultura gera benefícios para a sociedade. Essa foi a principal conclusão do segundo dia de encontro do 22º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS e do 2º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Cultura. Promovido em parceria com o Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS (Codic), o evento discutiu a relevância das atividades culturais no ambiente escolar e a criação do programa “Mais cultura nas escolas”. Simultaneamente aos fóruns, também aconteceram o 35º Congresso de Municípios do RS e o Encontro de Lideranças Femininas do RS.

Durante o painel “Cultura e educação: políticas transversais”, foi discutida a urgência da necessidade de mudança no sistema educacional com a integração da cultura. Segundo a secretária de Educação e Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura, Juana Nunes, a vinculação das áreas gera desenvolvimento social. “Uma ação transversal, que une cultura e educação, tem um papel determinante na qualidade de ensino. A escola já é um centro cultural por excelência. Agora, é preciso um esforço dos gestores municipais para a efetivação de planos de cultura no ambiente escolar”, ressaltou Juana.

Ela ainda enfatizou a criação do programa “Mais cultura nas escolas”. Atualmente, a política de integração das áreas está presente em 1,6 mil cidades do Brasil e em mais de cinco mil escolas públicas. O projeto possibilitou a remuneração de artistas, que – por sua vez – viabilizou a elaboração de parcerias com as escolas.

Participação social na cultura

A presença de representantes da sociedade civil nos conselhos culturais é um dos avanços da política cultural no Rio Grande do Sul. Para o presidente do Conselho Estadual de Cultura do RS, Neidmar Alves, esses sistemas de participação social compensam os problemas financeiros do setor.

“Há um gargalo do atraso nos repasses para os municípios e isso prejudica a implementação dos sistemas de cultura. Por outro lado, não podemos esquecer, que em função da representação social, seja em colegiados ou conselhos, há uma mudança desse panorama e uma nova realidade de cultura dentro dos municípios ”, salientou Alves.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

A Famurs promoveu, no dia 1º e 2 de julho, o 22º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura, no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Durante o fórum, foi discutido a implementação do Sistema de Cultura nos municípios.

Informações da notícia

Data de publicação: 07/07/2015