O atual prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, assume nesta quinta-feira (2/7) o cargo de presidente da Famurs para a gestão 2015/2016.

O atual prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, assume nesta quinta-feira (2/7) o cargo de presidente da Famurs para a gestão 2015/2016. A solenidade de posse da nova diretoria encerrará o 35º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, que acontece entre os dias 1º e 2 de julho, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Folador substituirá o prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, no comando da Federação.

A principal bandeira de Folador à frente da entidade será a luta pela distribuição dos recursos dos royalties do petróleo, cuja lei segue travada sob liminar da ministra do STF, Carmen Lúcia. “É um novo recurso para o custeio dos municípios, que é o nosso grande desafio. Hoje as prefeituras amargam uma dificuldade enorme para manter os programas de saúde e educação. A distribuição dos royalties é uma medida imediata que ajuda os municípios e o Estado. Pediremos que o governador Sartori se empenhe pessoalmente em apoiar essa causa”, destacou.

É a segunda vez seguida que o vice é eleito presidente da Famurs. Em 2014, Seger Menegaz, que era vice de Valdir Andres, foi escolhido para comandar a Federação. Segundo Folador, a continuidade garante o andamento de projetos da entidade. “Vamos dar continuidade a outras duas propostas da Federação: a atualização da Lei das Licitações e a aprovação do projeto de desoneração das compras municipais, que visa isentar as prefeituras de pagar ICMS para a aquisição de bens públicos, como ambulâncias e ônibus escolares”, concluiu.

A nova diretoria é composta pelos prefeitos Ederildo Paparico Bacchi, de São João da Urtiga; Marcelo Luiz Schreinert, de São Jerônimo; Sérgio Delias Machado, de Araricá; Tito Livio Jaeger Filho, de Taquara; Luiz Augusto Fuhrmann Schneider, de Uruguaiana; Dalvi Soares De Freitas, de Dom Feliciano; e Eduardo Buzzatti, de Pejuçara.

Eleição de Folador

O prefeito de Candiota foi indicado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para concorrer à presidência da Famurs. Ele foi aclamado pelos prefeitos da legenda por consenso, não tendo ocorrido disputa interna. A indicação obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Estado. Estabelecido em 2005, o acerto determinou o rodízio de legendas na direção da entidade. Partido com o terceiro maior número de prefeitos eleitos em 2012, o PT obteve o direito de indicar o sucessor de Seger Menegaz (PMDB). Em 2013, o Partido Progressista já havia definido o nome de Valdir Andres para o comando da Federação. O PDT fechará a lista em 2016.

Perfil

Luiz Carlos Folador, 47 anos, é prefeito reeleito de Candiota, região Sudoeste do Estado. Exerceu por dois mandatos o cargo de vereador no município. Em Brasília, atuou como assessor do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Foi consultor do Centro Internacional de Cooperação pelo Desenvolvimento Agrícola (CICDA). Produtor rural, é técnico em agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Sertão. Casado com Ana Scholl, tem uma filha, Ana Luiza.

Nova diretoria 2015/2016

Presidente
Luiz Carlos Folador (PT)
Candiota – Assudoeste

1º Vice-Presidente
Ederildo Paparico Bacchi (PDT)
São João da Urtiga – Amunor

2º Vice-Presidente
Marcelo Luiz Schreinert (PP)
São Jerônimo – Asmurc

3º Vice-Presidente
Sérgio Delias Machado (PMDB)
Araricá – Amvrs

1º Secretário
Tito Livio Jaeger Filho (PTB)
Taquara – Ampara

2º Secretário
Luiz Augusto Fuhrmann Schneider (PSDB)
Uruguaiana – Amfro

1º Tesoureiro
Dalvi Soares De Freitas (PSB)
Dom Feliciano – Acostadoce

2º Tesoureiro
Eduardo Buzzatti (Dem)
Pejuçara – Amuplam

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, assume nesta quinta-feira (2/7) o cargo de presidente da Famurs para a gestão 2015/2016. A solenidade de posse da nova diretoria ocorrerá às 15h30 do dia 2 de julho, durante o 35º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Folador substituirá o prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, no comando da Federação.

Informações da notícia

Data de publicação: 29/06/2015

Compartilhe!