A 5ª edição do Prêmio de Cultura da Famurs terá a divulgação dos seus vencedores no dia 1º de julho, às 17h, durante o 22° Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul.

A 5ª edição do Prêmio de Cultura da Famurs terá a divulgação dos seus vencedores no dia 1º de julho, às 17h, durante o 22° Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul. O evento acontece simultaneamente ao 35º Congresso de Municípios do RS, que será realizado nos dias 1° e 2 de julho, no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Sete categorias estão contempladas no prêmio: artes visuais (artes plásticas, cinema, fotografia e vídeo); artes cênicas (circo, dança e teatro); artes integradas; cultura popular, étnica e folclore; livro, leitura e literatura; museus, patrimônio e memória; e música. Nesta edição, a categoria mais procurada foi livro, leitura e literatura com 14 inscrições. Em segundo lugar, museu, patrimônio e memória, recebeu 13 projetos. Logo em seguida, aparecem os segmentos de música; artes cênicas; e cultura popular, étnica e folclore, ambas com 12 inscritos. Ao todo, o prêmio recebeu 79 projetos.

Para o assessor técnico da Área de Cultura da Famurs, José Carlos Martins, é uma satisfação o prêmio ter sido reeditado na gestão do presidente Seger Menegaz. “Pela primeira vez temos o prêmio por dois anos seguidos, deixando de ser bianual. Isso demonstra que o presidente valoriza os municípios que investem em cultura”, explicou.

Para participar, a prefeitura deve ter implementado ações culturais de estímulo ao desenvolvimento da cultura local ou regional. O objetivo é incentivar e fortalecer ações culturais no interior do Estado.

Na premiação, serão selecionadas três ações por categoria. Cada uma delas recebe um Certificado de Participação e concorre ao primeiro lugar do segmento. As vencedoras de cada categoria serão gratificadas com o Troféu Cultura Famurs/Codic 2015 e um prêmio de R$ 3 mil. Dentre as vencedoras, será escolhida a campeã do Prêmio Especial, que receberá mais R$ 4 mil. Os critérios de avaliação são a criatividade e inovação, abrangência, impacto social e a perenidade da ação cultural.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Educação - Leitura

Informações da notícia

Data de publicação: 17/06/2015