Famurs articula cooperação municipalista para acelerar apoio a Erechim e região.

Diante dos graves estragos causados pelo vendaval registrado no dia 22 de novembro, a Famurs está mobilizando as associações de municípios para integrarem uma força-tarefa de cooperação municipalista. O objetivo é apoiar, de forma prática e organizada, os municípios mais impactados pela catástrofe climática.

A Famurs já protocolou junto ao Governo do Estado o pedido de medidas urgentes e a homologação da situação de emergência dos municípios de Erechim e Getúlio Vargas, mas reforça que o engajamento dos prefeitos do entorno dos municípios afetados pode acelerar significativamente a resposta às necessidades da população. Afinal, após uma semana e meia, diversas famílias continuam em situação de vulnerabilidade.

“A união é uma das maiores forças do nosso municipalismo. Quando os prefeitos se mobilizam e somam esforços, mostramos que é possível agir com agilidade, solidariedade e eficiência, sem depender exclusivamente das esferas estadual e federal”, reforça a presidente da Famurs, Adrine Perin de Oliveira.

O departamento de Defesa Civil da Famurs também está mobilizado, dando suporte aos departamentos de Defesa Civil municipais e acompanhando os encaminhamentos estaduais. A Federação desde já agradece o apoio da AMUNOR, AMPLA, AMNG, AMZOP e Amau. E segue à disposição para articular, organizar e acompanhar o auxílio aos municípios afetados, assegurando que os recursos e a mão de obra cheguem a quem mais precisa com rapidez e alinhamento às reais demandas das comunidades afetadas.

Informações da notícia

Data de publicação: 02/12/2025

Créditos: Camila Batista

Créditos das Fotos: Prefeitura Municipal de Erechim