Encontro das Primeiras-Damas reuniu mais de cem gestoras no litoral norte gaúcho, em evento simultâneo à Assembleia de Verão 2023

A Famurs reuniu 110 mulheres, entre primeiras-damas, secretárias e servidoras dos municípios gaúchos no último dia 14 de março. O grupo participou do Encontro das Primeiras-Damas, na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-Lá. O evento foi realizado simultâneo à Assembleia de Verão 2023.

O encontro teve por objetivo trazer à pauta a atuação da primeira-dama e do primeiro-cavalheiro na administração pública e, durante todo o dia, foram abordados temas importantes que envolveram aspectos das relações humanas e sociais, experiências de atendimento às mulheres nos municípios, dentre outros.

A Mesa de Abertura contou com a participação da líder do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tânia Ziulkoski; da primeira-dama de Xangri-Lá, Graciela de Souza Barbosa; e da primeira-dama da Famurs e de Restinga Sêca, Naiane Araújo Dotto.

Pela manhã, as participantes acompanharam a palestra “Gênero e identidade: o papel da mulher na sociedade através da história e seus reflexos no mundo corporativo”. Ministrada pela advogada de Família e Sucessões, Luana Bezzi, que trabalha com grupos do feminino, a palestra trouxe para reflexão o papel da mulher na sociedade atual, que hoje tem mais autonomia, liberdade de expressão, voz ativa.

Coordenado pela primeira-dama Naiane, a palestra abordou algumas das principais conquistas femininas, que são ainda muito recentes, como o direito ao voto, o de trabalhar fora, o reconhecimento na Constituição Federal das mulheres como iguais aos homens, a aprovação da Lei Maria da Penha, a aprovação de percentual mínimo de 30% para candidaturas e, ainda, sobre os desafios para o acesso a direitos, em virtude de raça, classe social, necessidades especiais.

Equidade também foi um ponto discutido no painel apresentado por Luana. A reflexão foi a de que, o empoderamento da mulher é o empoderamento de si mesma, de suas capacidades, qualidades, de colocar a energia feminina no mundo, para o equilíbrio.

Ainda pela manhã, foi realizado o painel “Políticas para as Mulheres”, que trouxe as experiências do projeto Guarda-Chuvas/Núcleo de Proteção à Mulher, do município de Marau, e do Instituto da Mama. A mediação do painel foi realizada pela primeira-dama de Guaíba, Deisi Maranata.

Vencedor do 4º Prêmio Boas Práticas, em 1º lugar na categoria Assistência Social, o projeto Guarda-Chuvas/Núcleo de Proteção à Mulher, através da criação de diversos núcleos de debates e orientações, desenvolve e amplia a compreensão sobre a violência contra a mulher e suas diversas formas, promovendo transformações culturais e sociais na comunidade. O projeto foi apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Social, Cesar Dal Paz, pelo psicólogo e coordenador do CREAS, Augusto Luis Fassina, e pela psicóloga do Centro de Atendimento à Mulher, Marina Sozo.

Já a diretora do IMAMA, Rita Cunha, realizou a apresentação do Instituto da Mama e de projetos possíveis de desenvolver nos municípios. O IMAMA oferece palestras de conscientização para a população dos municípios, para prevenção e tratamento do câncer de mama, capacitação para os profissionais de saúde, além da conscientização das mulheres dos seus direitos como a mamografia e de uma rede de apoio.

No turno da tarde, o painel “Criação, estrutura e funcionamento do gabinete da primeira-dama”, apresentou orientações sobre a legislação necessária à criação do gabinete nos municípios e o papel voluntário da primeira-dama, trazidas pela doutora em Direito Público, Tânia Grigorieff. As experiências das ações executadas pelo Gabinete da Primeira-Dama de Candelária, Cleonice Medeiros, e do Gabinete da Primeira-Dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, também foram apresentadas no painel mediado pela primeira-dama de Seberi, Francislaine Balestrin.

O evento encerrou no fim do dia com a palestra “Captação de Recursos para políticas e Projetos”. Dentre as muitas informações trazidas por José Mello e Gerson Santos, da Comissão de Estudos do Voluntariado do Conselho Regional de Contabilidade (CRCRS), o destaque foi para as vantagens e a importância da destinação do imposto de renda para fundo da criança e fundo da pessoa idosa. Na oportunidade, eles apresentaram os valores que não ficam no RS, por falta de conhecimento dos municípios, ou por poucas campanhas de divulgação.

Durante o painel, coordenado pela primeira-dama e secretária de Saúde de Nova Boa Vista, Daiane Desingrini, Mello e Santos destacaram que, nesse momento, é possível realizar as deduções de pessoa física na declaração do Imposto de Renda (IR) deste ano, que acontece de 15 de março a 31 de maio. Para doar, é necessário realizar a declaração completa, sendo possível destinar até 3% para o fundo da criança e do adolescente e até 3% para o fundo da pessoa idosa. Os recursos podem ser utilizados em projetos a serem desenvolvidos nos municípios, que são aprovados em plano de aplicação pelos conselhos onde esses fundos estão vinculados.  

O Encontro das Primeiras-Damas foi uma realização da Famurs com o patrocínio da GOVBR e apoio da Vinícola Aliança, Gênios e Bella Gulla.

Informações da notícia

Fonte: Lia Ribeiro Lopes

Data de publicação: 21/03/2023

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Igor Flamel