Evento promovido pelo MPRS teve como objetivo sensibilizar os atores Sistema de Garantia de Direitos quanto às possibilidades de implementação do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras

A fim de contribuir com o processo de ampliação do acolhimento familiar, o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, participou na manhã desta terça-feira (5/4) do evento sobre Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras. O encontro, que reuniu autoridades no tema, foi promovido pelo Ministério Público (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões.

Na oportunidade, Bonotto explanou sobre a importância do tema nas questões sociais, especialmente neste período pós-pandemia, elogiando o espaço oportuno para apresentação e debate de cases de sucesso que poderão inspirar os 497 municípios gaúchos. “O trabalho que realizamos na Famurs é sempre no viés de contribuir, discutir e fazer com que as políticas públicas, principalmente na questão da família acolhedora, venham para minimizar as questões sociais e culturais, que precisamos avançar, e fazer com que os municípios deem um passo sólido, principalmente para levar carinho àquelas crianças que mais precisam. Esperam da Famurs sempre contribuir num processo extremamente positivo para a comunidade gaúcha”, ressaltou.

Em sua manifestação, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, enfatizou a relevância do Programa Famílias Acolhedoras. Ressaltou que o programa tem um investimento social diferenciado e reiterou a necessidade premente da articulação interinstitucional para garantir que a sociedade tenha acesso às informações necessárias e, consequentemente, as crianças uma família que possa fazer o acolhimento.

Luciana Casarotto, coordenadora do evento e do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões manifestou que o tema já vem sendo desenvolvido por muitos promotores de Justiça que se engajaram na missão de aumentar o número de famílias acolhedoras no estado. Ressaltou que é preciso aumentar os vínculos afetivos, pois apenas 30 municípios contam hoje com esse tipo de acolhimento, muito embora se saiba que as vantagens são muitas, se comparado com o acolhimento institucional.

Também participaram da mesa, o presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares; a promotora corregedora, Andréa de Almeida Machado; o deputado Estadual, Eduardo Loureiro; a diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, Alessandra Abrão Bertoluci; a defensora Pública Roberta Scaf; o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt; a diretora do Departamento de Assistência Social, Ana Duarte; e o representante da Pontifícia Universidade Católica, Solimar Amaro.

Painéis

A programação do evento seguiu com a aula magna do professor Jesús Palacios, da Universidade de Sevilla, Espanha, com o tema Acolher é amar (e ser amado). Na sequência, seguiram os painéis sobre Acolhimento em Famílias Acolhedoras, um Serviço da Política de Assistência Social; Aspectos jurídicos do acolhimento familiar; e Comparativo prático de estruturas do acolhimento institucional com o familiar.

O evento completo pode ser assistido na íntegra pelo canal do YouTube do MPRS.

Informações da notícia

Data de publicação: 05/04/2022

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Ellen Renner

Compartilhe!