Solenidade será realizada de forma virtual e empossará representantes para o biênio 2021/2023.

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS) irá realizar a posse da nova Diretoria Executiva e dos novos representantes regionais para o biênio 2021/2023. A solenidade será realizada em Assembleia Geral na próxima quinta-feira (22/4), das 9h às 12h, de forma virtual.

Na oportunidade, tomam posse Matheus da Silva Nunes, de Camaquã, como presidente do Colegiado; Eliton dos Santos Ávila, de Novo Hamburgo, como vice-presidente; Mônica Vogl, de Mormaço, como 1ª secretária; Céci Maria Rodrigues Gerlach, de Lajeado, como 2ª secretária; Cátia Siqueira, de Jaguari, como 1ª tesoureira; e Priscila Nunes, de Santo Antônio das Missões, como 2ª tesoureira.

A Diretoria Executiva foi eleita na reunião mensal do Coegemas/RS, que ocorreu no dia 25 de março de 2021, através da plataforma Cisco WebEx.

São convocados para o encontro os secretários municipais de Assistência Social e diretores de Departamento de Assistência Social.

 

Assembleia Geral do Coegemas/RS

9h

Boas-vindas e aprovação da Ata nº 02/2021

9h30

Posse da Diretoria Executiva e dos membros do Colégio de Representantes do Coegemas/RS

10h

Apresentação do Regimento Interno do Coegemas/RS e principais ações efetivadas

10h30

Levantamento das demandas das regionais para o planejamento das ações do Coegemas/RS 2021

11h

Pauta CIB/RS

11h30

Assuntos Gerais

12h

Encerramento

 

Coegemas/RS

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS) é o órgão de integração, representação e apoio aos municípios em assuntos da assistência social e está vinculado à Famurs.

Em janeiro de 1994, a Famurs cria o Conselho dos Dirigentes Municipais de Assistência Social (Codimas) com o objetivo da mobilização e organização dos municípios, para a discussão e implantação da política de assistência social, recém instituída pela LOAS (Lei nº 8.742/1993), sendo essencial a existência de um espaço de defesa dos interesses do ente municipal, nas esferas estadual e federal. Em 2006, o conselho teve sua nomenclatura alterada para Coegemas/RS, em adequação às normativas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O Coegemas/RS se organiza a partir das 27 associações regionais da Famurs, que indicam os titulares e suplentes ao Colégio de Representantes, cujas reuniões são mensais e ocorrem na sede da Federação. Em ocorrência da pandemia, as reuniões estão ocorrendo de forma virtual.

Os representantes têm a competência de mobilizar e organizar a participação dos gestores de assistência social dos municípios, em Assembleia Regional, realizando também as reuniões mensais, a fim de levar os temas discutidos pelo Colegiado Estadual e realizar o levantamento das demandas prioritárias de cada região.

Conforme a área técnica de Assistência Social da Famurs, é importante destacar que o Coegemas/RS indica a representação dos municípios de Pequeno Porte I, Pequeno Porte II, Médio Porte, Grande Porte e Metrópole na Comissão Intergestores Bipartite – CIB/RS, onde são pactuadas as ações, em nível estadual, a exemplo da partilha de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e demais aspectos da operacionalização da política.

O Coegemas/RS é, portanto, um espaço de discussão e troca de experiências que através da organização e defesa dos municípios busca o aprimoramento das ações do SUAS, em cada comunidade/território, e que são ofertadas às famílias e indivíduos que necessitam da política pública de assistência social.

Informações da notícia

Data de publicação: 19/04/2021

Créditos: Ellen Renner

Compartilhe!