A Famurs e a  Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) realizam na próxima quinta-feira, 8 de outubro, às 14 h, uma live com transmissão pelo Facebook das duas instituições (www.

A Famurs e a  Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) realizam na próxima quinta-feira, 8 de outubro, às 14 h, uma live com transmissão pelo Facebook das duas instituições (www.facebook.com/paginadafaseewww.facebook.com/Famurs) para debater a intersetorialidade como instrumento estratégico na ressocialização de jovens em conflito com a lei e o fomento das políticas públicas para crianças e adolescentes.

A live terá como painelistas o presidente da Fase, Farelo Almeida, o presidente da Famurs, Maneco Hassen, o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Mauro Hauschild, e a Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Giselle da Silva Cyrillo. A mediação será conduzida pela advogada da Fase, Cláudia Patel, e pela coordenadora de Educação da Famurs, Juçara Dutra.

A intersetorialidade é compreendida como instrumento estratégico de articulação de ações conjuntas direcionadas ao desenvolvimento de uma política de atendimento integrada. Fomentar ações intersetoriais junto aos municípios é trabalhar o instrumento estratégico na busca por níveis superiores de ressocialização de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. “A  parceria da Fase e Famurs possibilita a divulgação e o entendimento do papel de ambas instituições na realização de políticas públicas para juventude. Como ex-prefeito acredito que a maioria dos prefeitos não conhece a Fase e só conhecerá no momento em que um adolescente é encaminhado para cumprir medida socioeducativa. Precisamos trabalhar na prevenção, socialização  e ressocialização  dos jovens, e só existe uma forma de retirar esse jovem do mundo do crime, e é por meio da educação e da oportunidade  de  trabalho, respeitando todos os direitos expressos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)”, afirma o presidente da Fase, Farelo Almeida.

Para o presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, o evento proporcionará um espaço para que os gestores municipais possam repensar nas políticas públicas voltadas para os jovens. “É muito importante ter um espaço como este para dialogar sobre ações e iniciativas que viabilizem que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de crescerem saudáveis com educação, saúde, cultura e proteção. Para que eles possam conviver com seus familiares e sua comunidade. É um olhar de prevenção para que os vínculos de pertencimento estejam sempre presentes. Por outro lado, para os jovens que não tiveram esse olhar, esse cuidado, que seja também lhes dado a chance de crescer e de acreditarem em si mesmos. A força está nas oportunidades e as políticas públicas precisam trabalhar integradas para terem esse alcance”, justificou Maneco.

Representante do governo federal, Giselle Cyrillo trará informações sobre os procedimentos para a captação de recursos para o desenvolvimento de projetos na área.

Informações da notícia

Data de publicação: 05/10/2020

Compartilhe!