O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, apresentou o protocolo de intenções do Consórcio Estadual da entidade aos presidentes das Associações Regionais, que contemplam as 497 cidades gaúchas, em reunião nesta quinta...

O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, apresentou o protocolo de intenções do Consórcio Estadual da entidade aos presidentes das Associações Regionais, que contemplam as 497 cidades gaúchas, em reunião nesta quinta-feira (21/12). No encontro, Salmo Dias e o prefeito de Pantano Grande, Cássio Nunes Soares, expuseram aos prefeitos as exigências legais que envolvem o projeto. “Esta ferramenta, que é um dos cinco pilares de nossa gestão, ajudará permanentemente os municípios. Nosso propósito é gerar economia, ganhos em escala e benefícios para as prefeituras, através da compra coletiva de bens e serviços”, ressaltou o presidente da Famurs.

A criação do consórcio já havia sido aprovada por unanimidade na assembleia geral dos prefeitos, realizada em agosto durante a 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na época, o presidente da Famurs anunciou que a implementação do projeto possibilitaria às prefeituras que são filiadas à Federação o acesso a bens e serviços de maneira coletiva, otimizando o uso de dinheiro público. O Consórcio da entidade irá efetivar compras de produtos e serviços que os regionais não conseguem.

De acordo com Salmo, a estruturação do consórcio de abrangência estadual foi amplamente debatida em nove reuniões pelo grupo de trabalho criado pela Famurs com esta finalidade. “Trata-se de uma iniciativa suplementar e complementar aos consórcios regionais já existentes”, explicou. Para aderir ao Consórcio, a prefeitura deve assinar o protocolo de intenções e obter aprovação em votação na Câmara de Vereadores do município.

O consórcio, coordenado pela Famurs, será de livre adesão e sem custos para as prefeituras. Conforme determina o protocolo de intenções, as compras serão feitas de acordo com as demandas das prefeituras participantes e definidas pelo Conselho Deliberativo, por meio de pesquisas.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399
[email protected]

Informações da notícia

Data de publicação: 21/12/2017

Compartilhe!