A interiorização do Movimento Gaúcho de Mulher Municipalista (MGMM) aconteceu na última sexta-feira (17/11) no município de Mormaço, na região da Serra do Botucaraí.

A interiorização do Movimento Gaúcho de Mulher Municipalista (MGMM) aconteceu na última sexta-feira (17/11) no município de Mormaço, na região da Serra do Botucaraí. O evento promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) tem o objetivo de fortalecer a atuação feminina na política gaúcha.

A primeira-dama da Famurs e de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira, idealizadora do projeto abriu sua fala comentando sobre os desafios do movimento, levantando questões sobre as discussões e as necessidades das mulheres na sua região. “O empoderamento das mulheres, além de ser questão de direitos humanos, é fundamental para o desenvolvimento de um país. Por décadas, vivemos um cenário político com um percentual mínimo de mulheres no centro das decisões, somos maioria absoluta e precisamos mudar a representação feminina não apenas com debates, mas com atitudes”, afirmou Adriane.

Nos 5.568 municípios brasileiros, apenas 12% dos gestores municipais são mulheres. E em 2.963 municípios brasileiros, a maioria do eleitorado é composto por mulheres. Apesar disso, somente 24 assembleias legislativas municipais tem maioria feminina. Por outro lado, 1.286 municípios possuem assembleias compostas só por homens.

Durante o encontro, a jornalista e publicitária Tânia Moreira apresentou o painel Comunicação para Mulheres em Posição de liderança. De acordo com a palestrante, a afirmação e representação das mulheres na política não espelha os avanços conquistados por elas dentro da sociedade. “Ao contrário de décadas passadas, quando a mulher não atuava no mercado de trabalho, não tinha as mesmas oportunidades de educação que os homens e nem mesmo direitos eleitorais, elas estão mais empoderadas, independentes e atuantes em diversas áreas”, afirmou Tânia.

O empoderamento foi palavra recorrente durante o encontro. Assim como a necessidade de afirmação da mulher na política. Também, foi lembrado que a característica patriarcal da sociedade brasileira, que educa a mulher para ocupar apenas espaços privados da sociedade, são prejudiciais para que elas se projetem no cenário político e, quando o fazem, há diversos outros obstáculos que as impedem de exercer o controle político.

Baseado nisso, a Famurs quer proporcionar a essas mulheres debates com as suas demandas, capacitar através de cursos, seminários, troca de experiências, para que possamos despertar o que culturalmente está adormecido. Ainda durante o encontro, a idealizadora do projeto, Adriane Perin, realizou a entrega oficial dos botons do movimento e ressaltou sua satisfação não apenas em fazer parte do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas, como também de conhecer essas mulheres que, segundo ela, são “fortes e inspiradoras”.

A reunião contou com a presença de primeiras-damas, secretárias municipais, vereadoras e demais lideranças femininas envolvidas na causa municipalista. O projeto seguirá com encontros regionais juntamente com o Famurs pelo Rio Grande , levando o MGMM para perto das mulheres em seus municípios.

Expomormaço

Após o encontro do MGMM todas as mulheres envolvidas na causa participaram da abertura oficial da Expomormaço 2017 – Feira Agrocomercial e Industrial, que se estenderá até o próximo domingo (19/11), no Parque Municipal de Eventos Wônio Koenig. O objetivo do evento é divulgar as potencialidades do município e da região, bem como oportunizar a realização de negócios. A iniciativa oferece ao público atividades de lazer e shows com entrada gratuita. A Expomormaço é uma realização da prefeitura, da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Mormaço (Acisam), da Câmara de Vereadores, do CTG Teófilo Schroeder e do CTG Lenço da Amizade, com apoio da PDoze Feiras e Eventos.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 99330.8399

Presidente da Famurs Salmo Dias de Oliveira

Informações da notícia

Data de publicação: 20/11/2017

Compartilhe!