Representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) reuniram-se, nesta terça-feira (25/10), com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social do RS, Catarina Paladini, para solicitar que o Estado auxilie os munic...

Representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) reuniram-se, nesta terça-feira (25/10), com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social do RS, Catarina Paladini, para solicitar que o Estado auxilie os municípios na manutenção de programas e serviços socioassistenciais. A Federação cobra o repasse de R$ 6 milhões em atraso, referente ao Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) e a contratação de novos profissionais para o setor.

Segundo a assessora técnica da área de assistência social, Elisete Ribeiro, o governo do Estado possui R$ 6 milhões do Feas, que estão em atraso desde 2014. “Os municípios não têm como arcar com toda a responsabilidade pela área. É necessário que o Estado faça a sua parte”, esclarece Elisete. A entidade também questionou o titular da pasta sobre a nomeação de 26 servidores para atuar como assistentes sociais. O Estado informou que iria chamar 30 aprovados em concurso público para as vagas, porém, apenas quatro foram efetivados.

(Leia mais: Estado nomeia 30 servidores para a Assistência Social)

O secretário se mostrou sensível à pauta, mas não deu um prazo para atender à solicitação. “Nesse momento de dificuldade, queremos olhar para a área social de maneira mais zelosa, porém não temos uma orientação quanto ao cumprimento dos débitos de 2014”, declarou Paladini. Também participaram da reunião o coordenador técnico da Famurs, Paulo Azeredo, e a presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Lenara Ballin.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

.

Informações da notícia

Data de publicação: 26/10/2016