Iniciativa visa fomentar as ações para impulsionamento do turismo da Região Termas e Lagos
O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, participou nesta quinta-feira (24/10) do lançamento da nova marca comercial do projeto “Destinos do Norte Gaúcho”, realizado pela Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho (CoopTurismo), em Erechim. A iniciativa visa fomentar as ações para impulsionamento do turismo da Região Termas e Lagos.
Em sua fala, Arruda destacou o avanço do Alto Uruguai, antes marcado como uma região agrícola e que agora tem mostrado para o RS e para o país o seu grande potencial turístico. “ É uma região que tem diversidade étnica e social, que tem muita natureza e oportunidades de negócios, para além da agricultura e do setor metalmecânico. Uma região que está mostrando um grande potencial para geração de renda, de desenvolvimento, que vai manter as nossas famílias nos nossos municípios. Quando o turismo vai bem, ele movimenta toda uma engrenagem: hotel, alimentação, construção civil, agroindústrias, todo o setor”, destacou.
O trabalho desenvolvido no projeto da CoopTurismo conta com a parceria da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), do Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (Cirau), do CREDENOR, do Fórum Regional do Turismo Termas e Lagos, da Secretaria Estadual do Turismo Regional (Setur), da URI Erechim, do Esporte Clube Ypiranga e do CODER.
Após a apresentação da nova marca comercial do turismo regional, ocorreu a assinatura do termo de colaboração do Programa Mais Turismo, entre o SENAC/Fecomércio e a CoopTurismo. O programa tem como objetivo capacitar o trade turístico da região, oferecendo 150 vagas em três cursos: atendimento ao turista, agente de informações e um curso técnico em Guia de Turismo.
Na oportunidade, também foi assinado o convênio do projeto turístico das Trilhas de Caminhada e Ciclismo “Caminho do Norte Gaúcho”, apoiado pelo CREDENOR e pelo governo do Estado, que receberá o repasse de recursos da Consulta Popular. O trajeto turístico é uma trilha que se estende de Getúlio Vargas até Marcelino Ramos, passando pelas estações rodoviárias, com foco em caminhantes e ciclistas.
Informações da notícia
Data de publicação: 25/10/2024
Créditos: Ellen Renner