O fortalecimento dos geoparques gaúchos foi a demanda apresentada pela comitiva liderada pelo presidente da Famurs, Paulinho Salerno, ao ministro de Estado Paulo Pimenta, no Palácio do Planalto, buscando o fortalecimento dos geoparques gaúchos.
O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, acompanhado dos prefeitos de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, e de São João do Polêsine, Matione Sonego, foram recebidos pelo ministro da secretaria de Comunicação Social do Governo Lula, Paulo Pimenta, nesta quarta-feira, dia 12/04, no Palácio do Planalto, para tratar de assuntos referentes à certificação da Unesco aos geoparques da Quarta Colônia e Caçapava do Sul.
Na reunião, os gestores municipais apresentaram projetos para busca de recursos junto ao governo federal visando impulsionar os projetos de desenvolvimento sustentável na região Central e do bioma Pampa. Um dos resultados foi a confirmação de uma agenda para o início de maio em diversos ministérios buscando a liberação de recursos para os municípios das regiões dos geoparques. No total, dez municípios fazem parte dos dois territórios.
Os geoparques aspirantes Geoparque Quarta Colônia e o Geoparque Caçapava já obtiveram a sua aprovação recomendada pelo relatório dos avaliadores da Unesco que visitaram a região no final de 2022, e aguardam que a decisão favorável seja referendada pela Assembleia da Unesco, neste mês. A entrega oficial do selo só sairá em setembro, na 10ª Conferência Internacional dos Geoparques Mundiais da Unesco, em Marrakesh, no Marrocos.
O reitor da UFSM, Luciano Schuch, e o diretor do Campus Caçapava do Sul da Unipampa, José Waldomiro Rojas, além do deputado estadual Valdeci Oliveira, também fizeram parte da comitiva.
Informações da notícia
Data de publicação: 13/04/2023
Créditos: Janis Morais
Créditos das Fotos: Voltaire Santos