Na última quinta-feira (21/1), o incentivo ao turismo foi a pauta da reunião do presidente da Assembleia Legislativa (Alrs), Ernani Polo, com a Famurs, o secretário estadual da pasta, Rodrigo Lorenzoni, e demais entidades.

Na última quinta-feira (21/1), o incentivo ao turismo foi a pauta da reunião do presidente da Assembleia Legislativa (Alrs), Ernani Polo, com a Famurs, o secretário estadual da pasta, Rodrigo Lorenzoni, e demais entidades. Em nome do presidente da Famurs, Maneco Hassen, o coordenador técnico da área de Turismo, Mário Ribas Nascimento, representou a  Federação no encontro. 

Na contextualização do momento enfrentado no setor, o presidente Ernani Polo destacou que há uma campanha a ser lançada sobre a temática, surgindo como uma alternativa e traçando novas metas a fim de fomentar a retomada do turismo no Rio Grande do Sul. Ernani ressaltou que o momento pode beneficiar outras áreas, como cultura e eventos, automaticamente acarretando na volta significativa de empregos formais e informais no Estado, setores que também foram bastante afetados pela crise sanitária.

Para Mário Nascimento, o incentivo para que as pessoas usufruam do local onde vivem é o primeiro passo para o retorno do turismo. “O setor é um ecossistema que emprega um grande número de pessoas, gerando emprego e renda. Nesse momento, a possibilidade de retomada está no turismo local”, destacou. 

O evento também contou com a participação da vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan; do vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abrav), João Augusto Machado; do CEO do Transforma RS, Ronald Krummenauer; da presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Fernanda Tartoni; do secretário executivo do Departamento de Turismo, Marcos Mattos e do superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa, Alexandre Farina. 

O grupo deve voltar a realizar novos encontros nos próximos dias, a fim de avançar em ações de continuidade ao desenvolvimento do trabalho de retomada.

Informações da notícia

Fonte: Assembleia Legislativa do RS

Data de publicação: 22/01/2021

Créditos: Leticia Costa

Créditos das Fotos: Joel Vargas