Os encantos dos caminhos rurais do Rio Grande do Sul, dos roteiros dos centros históricos das cidades gaúchas, o artesanato, as delícias da culinária, como doces, frutas e pratos típicos, os produtos e caminhos especiais de cada município e região.

Os encantos dos caminhos rurais do Rio Grande do Sul, dos roteiros dos centros históricos das cidades gaúchas, o artesanato, as delícias da culinária, como doces, frutas e pratos típicos, os produtos e caminhos especiais de cada município e região. Mas, principalmente as novas rotas turísticas desenvolvidas para incentivar o desenvolvimento dos municípios. Um pouco da riqueza do turismo do Rio Grande do Sul está em exposição na Casa Famurs na 42ª Expointer.
Nesta quinta-feira (29/8), Pelotas, Osório e Morrinhos do Sul trouxeram seus produtos e rotas turísticas para o Parque de Exposições Assis Brasil.
Pelotas mostrou os caminhos do turismo rural, com degustação dos tradicionais produtos da agroindústria da zona rural do município. Os visitantes puderam conhecer as tradicionais fazendas e charqueadas, além do patrimônio histórico preservado da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Pelotas também divulgou os eventos tradicionais da colônia do município: a Festa Municipal do Morango, a Quinzena do Pêssego, a Abertura da Colheita da Uva e a Feira de Bovinos Leiteiros.
Osório, no litoral norte, trouxe para a Casa Famurs o lançamento de duas novas rotas: Roteiro Caminho Natural de Morrinhos do Sul e Lançamento do Roteiro Osório Rural. Além das tradicionais lagoas, os caminhos rurais pretendem promover outro aspecto do município, desenvolvendo o turismo na área rural, que mistura campo, lagoas e, também, mata atlântica preservada e cachoeiras. Na culinária, não podia faltar a tradicional produção de linguiças, embutidos e torresmos, rosquetes, bolos e pães com receitas de origem portuguesa, produzidos nas propriedades rurais da rota. Uma novidade foi a degustação do suco de açaí, também produzido no município.
Para qualificar novas rotas de turismo nos municípios, a Famurs presta assessoramento e as prefeituras buscam parceiros, como o Senar. Na experiência do Roteiro Rural de Osório e Morrinhos, a entidade trabalhou na capacitação de guias locais, estruturação de rede de hospedagem e trilhas, além de potencializar os produtos e rotas locais.
Os eventos foram prestigiados por prefeitos, secretários de agricultura e turismo, autoridades e visitantes que prestigiaram os lançamentos das rotas.
Na sexta-feira (30/8), das 9h às 12h, é a vez do município de Santana de Livramento mostrar suas potencialidades no turismo.

Informações da notícia

Data de publicação: 30/08/2019

Compartilhe!