Texto e fotos: Manuel Gaboardi A Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs e a Fundação Milton Campos (FMC), promoveram na tarde desta quinta-feira (14) em Nonoai, um seminário regional com abordagem ao tema “Governança, Turismo e Cultura:...

Texto e fotos: Manuel Gaboardi

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs e a Fundação Milton Campos (FMC), promoveram na tarde desta quinta-feira (14) em Nonoai, um seminário regional com abordagem ao tema “Governança, Turismo e Cultura: Desafio dos Gaúchos”. O evento que reuniu autoridades municipais e representantes de entidades de classe da microrregião de Nonoai foi realizado na Câmara de Vereadores.

Durante a exposição de propostas de desenvolvimento da região através do turismo as autoridades foram unânimes em relatar o grande potencial turístico desta região. “Nonoai é um gigante adormecido citando as belezas naturais como a Cascata das Andorinhas, o Parque Florestal, cultura indígena e a Romaria aos Beatos Manuel e Adílio”, anunciou o Prefeito de Nonoai, Edilson Pompeu da Silva.

O ex-prefeito de Gramado, Nestor Tissot, deu um depoimento relatando toda a história política e de gestão que desenvolveu a região da Serra Gaúcha. “Todas as épocas do ano nós temos um evento que atrai os turistas”, revelou Tissot. Por fim, o Coordenador de Turismo, Agricultura e Meio-Ambiente da Famurs, Mário Nascimento, relatou a experiência de várias cidades que encontraram o desenvolvimento econômico com a implantação do turismo. Ele também apontou que há várias alternativas para se conquistar recursos financeiros para os investimentos necessários na infraestrutura das cidades que querem desenvolver o turismo.

A expectativa da Famurs e da FMC é realizar pelo menos 20 seminários regionais com objetivo de alavancar o desenvolvimento turístico dos municípios gaúchos.
O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, destaca que a Federação é uma entidade que objetiva defender os municípios nas mais diversas áreas, quer seja na Educação, Assistência Social, Saúde, Segurança Pública e especialmente no sistema de legislação que interfere diretamente ou indiretamente na vida dos municípios. “Diante deste contexto, nota-se a necessidade de aprimorar cada vez mais a nossa participação. Para tanto, a Famurs e a Fundação Milton Campos, criaram um projeto de incentivo ao turismo e aos potenciais de cada região”, enfatizou Salmo.

Informações da notícia

Data de publicação: 15/06/2018

Compartilhe!