O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, realizou a abertura da reunião técnica promovida pela entidade, nesta quarta-feira (7/02), para apresentar aos gestores públicos, de forma presencial e por meio de webconferência, informações sobre o Cons...

O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, realizou a abertura da reunião técnica promovida pela entidade, nesta quarta-feira (7/02), para apresentar aos gestores públicos, de forma presencial e por meio de webconferência, informações sobre o Consórcio Famurs, que já conta com a adesão de 11 prefeituras gaúchas. “Outros 279 municípios já manifestaram a intenção de aderir à ferramenta, que objetiva gerar economia, ganhos em escala e benefícios para as prefeituras, através da compra coletiva de bens e serviços. Estão apenas no aguardo da votação do projeto de lei que ratifica o protocolo de intenções, nas Câmaras de Vereadores que retornaram do recesso”, afirmou o presidente.

Salmo apresentou o histórico da iniciativa, bem como o cronograma dos trabalhos, que prevê para março uma assembleia geral para eleger a diretoria do Consórcio Famurs e, em abril, a realização do primeiro processo de compras. “Os pregões vão oferecer comodidade e diminuição no custo, contribuindo para melhorar a gestão pública”, frisou. O dirigente da Federação informou, ainda, que outros estados brasileiros têm consultado a Famurs, buscando informações sobre o Consórcio, que possibilitará diminuir a burocracia na aquisição de diversas gamas de bens e serviços, com a anuência da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agcomp).

Para se tornar um associado, a prefeitura deve enviar para aprovação na Câmara de Vereadores o projeto de lei que ratifica o protocolo de intenções. Após a aprovação, o prefeito assina o protocolo. Com estas medidas, o município já faz parte do Consórcio, com voz e voto no andamento das demandas e editais. As compras serão feitas de acordo com as demandas das prefeituras participantes e definidas pelo Conselho Deliberativo, por meio de pesquisas.Clique aqui para acessar o Protocolo de Intenções e a Minuta do Projeto de Lei que autorizam o município a associar-se no Consórcio Famurs.

A criação do consórcio, que é de livre adesão e sem custos para os municípios, foi aprovada por unanimidade na Assembleia de Prefeitos, realizada em agosto durante a 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. “A estruturação foi amplamente debatida em nove reuniões pelo grupo de trabalho criado pela Famurs com esta finalidade. Trata-se de uma iniciativa suplementar e complementar aos consórcios regionais já existentes”, explicou Salmo.

Após a abertura realizada pelo presidente Salmo, as orientações técnicas foram prestadas pelo consultor técnico da Famurs, Heitor Caldeira. Os interessados que ainda estiverem com dúvidas sobre o Consórcio Famurs podem entrar em contato com a Federação, através do telefone (51) 3230-3100 ou pelo e-mail[email protected].

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399
[email protected]

Informações da notícia

Data de publicação: 07/02/2018

Compartilhe!