Desde o final de dezembro, municípios gaúchos estão aderindo ao Consórcio Famurs, que objetiva gerar economia, ganhos em escala e benefícios para as prefeituras, por meio da compra coletiva de bens e serviços.

Desde o final de dezembro, municípios gaúchos estão aderindo ao Consórcio Famurs, que objetiva gerar economia, ganhos em escala e benefícios para as prefeituras, por meio da compra coletiva de bens e serviços. Além de Santa Bárbara do Sul – o primeiro município a aprovar a lei que ratifica o protocolo de intenções firmado com a entidade –, as prefeituras de Sobradinho e Pejuçara aderiram à ferramenta, que é um dos cinco pilares da gestão do presidente Salmo Dias de Oliveira.

A criação do consórcio, que é de livre adesão e sem custos para os municípios, foi aprovada por unanimidade na Assembleia de Prefeitos, realizada em agosto durante a 40ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. “A estruturação foi amplamente debatida em nove reuniões pelo grupo de trabalho criado pela Famurs com esta finalidade. Trata-se de uma iniciativa suplementar e complementar aos consórcios regionais já existentes”, explica Salmo.

Para se tornar um associado, a prefeitura deve enviar para aprovação na Câmara de Vereadores o projeto de lei que ratifica o protocolo de intenções. Após a aprovação, o prefeito assina o protocolo. Com estas medidas, o município já faz parte do Consórcio, com voz e voto no andamento das demandas e editais. As compras serão feitas de acordo com as demandas das prefeituras participantes e definidas pelo Conselho Deliberativo, por meio de pesquisas. O Protocolo de Intenções e a Minuta do Projeto de Lei que autorizam o município a associar-se no Consórcio Famursestão disponíveis no site da Famurs.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399
[email protected]

Informações da notícia

Data de publicação: 26/01/2018

Compartilhe!