A Famurs solicitou à Bancada Gaúcha a inclusão de emenda no valor de R$ 50 milhões ao Orçamento Geral da União para 2018.

A Famurs solicitou à Bancada Gaúcha a inclusão de emenda no valor de R$ 50 milhões ao Orçamento Geral da União para 2018. O objetivo é contemplar e desenvolver ações de governança adequadas a cada região, nos eixos Gestão do Turismo, Capacitação e Qualificação Profissional, Promoção e Apoio à Comercialização, e Planejamento e Branding. A sugestão foi encaminhada pelo presidente da Federação, Salmo Dias de Oliveira, por meio de documento ao líder da Bancada Gaúcha, deputado federal Giovani Cherini. Salmo ressaltou, pessoalmente, a importância de investimentos no desenvolvimento deste setor, com possibilidade de atingir todos os municípios do Rio Grande do Sul.

O dirigente da Famurs justifica que a Política Nacional de Turismo, estabelecida pela Lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo. “Esta legislação trabalha sob a perspectiva de que mesmo um município que não possua clara vocação para o turismo, ou seja, que não receba o turista em seu território, pode dele se beneficiar, caso desempenhe um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista”, avalia, acrescentando que “o  trabalho regionalizado permite ganhos não apenas para a cidade que recebe o visitante, mas para toda a região”.

Embasada em recomendações da Organização Mundial de Turismo, esta política tem como principal orientação o desenvolvimento regional, dando maior protagonismo às regiões turísticas. O objetivo principal é o de fomentar e apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo de forma integrada e que beneficie todos os municípios envolvidos. “Aqui no Estado, são atualmente 27 regiões turísticas que congregam 371 municípios. Entendemos que para fomentar e possibilitar o desenvolvimento desta atividade de forma eficiente e regionalizada é preciso respeitar as peculiaridades e especificidades de cada região e compreender o papel de cada cidade no processo de desenvolvimento das regiões turísticas”, pondera Salmo.

A emenda de nº 39 apresentada pela Famurs, integra uma lista de 45 propostas sugeridas à Bancada federal gaúcha. O processo de votação das prioridades está em curso e na segunda-feira (16/10), serão escolhidas as 17 mais votadas. Na terça ou quarta-feira, destas 17 emendas, os deputados irão selecionar duas como impositivas, ou seja, que terão a obrigatoriedade de serem executadas.
A Famurs percebeu que várias das emendas estavam vinculadas ao Turismo, e a apresentada pela entidade consegue atingir todas as cidades gaúchas. Para auxiliar os municípios a vencerem as demandas da administração pública, foi lançado o Consórcio Famurs durante a Assembleia de Prefeitos realizada na Expointer, em agosto. A implementação do consórcio estadual da Famurs possibilita que os interessados em executar ações nos municípios, no setor turístico, possam fazê-lo através desta iniciativa. “Será uma ferramenta que permanentemente ajudará os municípios. Se a emenda da Federação for aprovada, faremos um grande trabalho junto aos municípios com o consórcio da Famurs”, concluiu o presidente Salmo.

Genéricas Brasília

Informações da notícia

Data de publicação: 13/10/2017

Compartilhe!