Local: ambiente virtual Moodle Colaboração da UFRGS
Data: 7 de junho a 18 de junho de 2021
Carga Horária: 40h/a 

Investimento:
Até 10 participantes R$ 799,00 por aluno
De 11 a 20 participantes R$ 599,00 por aluno
De 21 a 50 participantes R$ 399,00 por aluno
Acima de 51 participantes R$ 299,00 por aluno

 

Inscrições:

A inscrição deve ser realizada via email (escola@famurs.com.br), com as seguintes informações:
Nome curso:
Data curso:
Nome completo aluno:
Município:
RG:
CPF:
Telefone Comercial:
Celular com whatsapp:

  
OBSERVAÇÃO

O Pagamento da Inscrição deve ser realizado via depósito.
Dados:
BANCO 133 - CRESOL
AGÊNCIA 5607
Conta Corrente 17.584-6
*Encaminhar comprovante para email: escola@famurs.com.br

 

Método: O curso tem a carga horária de 40h. Ocorre na modalidade a distância no ambiente virtual Moodle Colaboração da UFRGS. O encontro inicial no dia 7 de junho às 14h será transmitido no youtube e, as demais atividades serão no ambiente Moodle. Como o curso é online, os participantes poderão realizar as leituras e as atividades nos horários desejados, tendo os professores e monitora a disposição com plantões e tira-dúvidas. A avaliação do curso ocorre através de três questionários, um de cada módulo, e da participação em um Fórum de Práticas Pedagógicas.

Objetivo: Esta capacitação visa fornecer subsídios para atuação de gestores e professores frente a pandemia do covid 19, oportunizando a reflexão, a partir de conhecimentos científicos, sobre estratégias para gestão pública e a prática profissional dos professores durante e pós pandemia. O momento requer que os profissionais atuem de forma diferenciada identificando pontos sensíveis e potencialidades para as aprendizagens de gestores, professores e alunos, envolvendo a comunidade.

Público-Alvo: Gestores e Professores da rede pública municipal

Estrutura do Curso O curso está estruturado em três módulos que são interdependentes em seus conteúdos e que visam uma compreensão ampla das implicações que a pandemia acarretou as instituições de educação, analisando os desafios e os modos de enfrentamento.

Módulo 1 – Aprendizagens: lacunas e potencialidades Profa. Silvana Corbellini Neste módulo iremos discutir como o fechamento das escolas impactou as suas diversas funções e, principalmente as aprendizagens. Refletir sobre a importância da escola na sociedade, as funções que executa, os papéis dos integrantes e a continuidade das ações, sejam a distância, sejam presenciais.

Módulo 2 - Garantias do direito à educação frente à pandemia Profa. Maria Goreti Machado O módulo vai apresentar e discutir educação básica como direito de todos e o dever do Estado para com a oferta escolar pública, democrática e de qualidade em meio a pandemia. Abordará a legislação vigente inclusive nas situações de excepcionalidade, bem como, os estudos e propostas acerca da retomada/continuidade do período letivo nas redes públicas de ensino.

Módulo 3 – Trabalho docente em tempos de pandemia: desafios e modos de enfrentamento Prof. Luis Henrique Sommer Neste módulo nos centraremos na dimensão pedagógica do trabalho escolar, discutindo as implicações da pandemia sobre a cotidiano escolar e pensaremos estratégias de enfrentamento desses desafios durante a pandemia e, não menos importante, na retomada das atividades presenciais nas escolas, alicerçados no trabalho coletivo dos professores.

 

Ministrantes:

Profa. Dra. Silvana Corbellini

CV: http://lattes.cnpq.br/1749468414345121

Professora adjunta na Faculdade de Educação da UFRGS, área da Psicologia da Educação. Vice-coordenadora do curso de especialização em Psicopedagogia e Tecnologias na modalidade a distância (UFRGS). Coordenadora do curso de especialização em Orientação Educacional na modalidade a distância (UFRGS). Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisadora dos temas ligados a Psicologia da Educação, Cooperação, Uso de Tecnologias na Educação, Formação de Professores, Educação a Distância.

Profa. Maria Goreti Machado

 CV: http://lattes.cnpq.br/4838729219969627

 Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007/2012). Especialização em Gestão da Educação pela UniRitter. Graduação em Física (licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988). Foi secretária municipal de educação de Viamão, professora das redes municipais de ensino de Viamão e Porto Alegre e da rede Estadual do RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas públicas para educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Financiamento da educação, Controle e accountability. Gestão de programas e projetos educacionais em redes públicas de ensino. Gestão democrática.

Prof. Luis Henrique Sommer

CV: http://lattes.cnpq.br/0019776177554544

É professor da área de Sociologia da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenou o curso de Pedagogia da mesma Universidade, de março de 2015 a junho de 2016. Possui graduação em Pedagogia pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo, atual Universidade Feevale (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). De março de 2003 a março de 2009 atuou na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-ULBRA). De abril de 2009 até janeiro de 2014 foi professor do curso de Pedagogia e outras licenciaturas, além de professor-pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi representante titular do GT Educação Fundamental no Comîtê Científico da ANPED, em 2014 e 2016, e suplente entre 2012 e 2013. Atualmente exerce a coordenação do mesmo GT. Foi coordenador do GT Educação Fundamental da ANPEDSul ( 2012). Foi Coordenador de área da Pedagogia (março de 2010 a dezembro de 2012) e coordenador institucional (2013) do PIBID CAPES na UNISINOS. Atua nos cursos de licenciatura e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação Fundamental, estudos foucaultianos e discurso pedagógico.

 

Dúvidas favor contatar através do telefone: 51-32303100 ou escola@famurs.com.br

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