Valor para associados: R$ 219,00
Valor para não associados: R$ 329,00
Local: EAD – a escolha do participante.
Data: 10 de agosto de 2021
Horário: das 9h às 12h - 13 às 16h
Carga Horária: 6h/a (um dia)

Público-alvo: Servidores de todas as áreas da administração municipal responsáveis pela elaboração de documentos da redação oficial.

OBSERVAÇÃO

O Pagamento da Inscrição deve ser realizado via depósito.
Dados:
Banrisul
Agência 0011
Conta Corrente 06.851.7000-1
CNPJ: 88.733.811/0001-42
*Encaminhar comprovante para email: escola@famurs.com.br

Conteúdo Programático:

1 - Conceito, qualidades e características da redação oficial

2 - Particularidade das comunicações no âmbito das administrações municipais

3 – O emprego adequado dos pronomes de tratamento

4 - A correta utilização de abreviaturas, símbolos e siglas

5 - Formas adequadas de início e encerramento de ofícios e memorandos

6 - Características e modelos de comunicações oficiais:
. Ofício
. Memorando
. Circular
. Convênio
. Ata
. Convite
. Atestado
. Certidão
. Requerimento
. Alvará
. Relatório
. Edital
. Distribuição do texto
. Digitação qualitativa
. Comunicação eletrônica
. Vícios mais comuns da redação oficial


MINISTRANTE: Paulo Flávio Ledur

Mestre em Linguística Aplicada e Professor da Língua Portuguesa Parte Superior do Formulário. Licenciado em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA) e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Ministrou aulas de Literatura Portuguesa e Língua Portuguesa na FAPA e de Editoração na Faculdade dos Meios de Comunicação Social da PUCRS e no Curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas.

Além de ministrar Língua Portuguesa e Redação Oficial na Escola de Gestão Pública da Famurs, leciona na Fundação Escola Superior do Ministério Público, no Instituto de Estudos Municipais, na Justiça Federal e na Escola Superior da Magistratura da Ajuris, além de ministrar cursos e seminários destinados a profissionais liberais, executivos, servidores públicos, secretárias, entidades de classe e organizações de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.

Fora do magistério, Ledur tem destacada atuação como editor, seja à frente da Editora AGE, seja dirigindo o Instituto Estadual do Livro (RS), no biênio 1993-1994, ou presidindo, de 1998 a 2001, a Câmara Rio-Grandense do Livro e a Feira do Livro de Porto Alegre. Essa atuação lhe valeu diversos prêmios, destacando-se a Medalha Caio Prado Jr. de Editoração Cultural, concedida pela União Brasileira de Escritores, do Rio de Janeiro, em 1994, o troféu Personalidade do Livro 1994, da Câmara Rio-Grandense do Livro, e duas medalhas Simões Lopes Neto: do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Associação Brasileira de Escritores, ambas em 2002.

É autor de diversos livros em sua área, destacando-se: Guia Prático da Nova Ortografia, 7.ª ed.; Português Prático, 10.ª edição; Agenda Gramatical 2010, 12.ª edição; Manual de Redação Oficial dos Municípios, em coedição com a Famurs; Comunicação Médico-Paciente: Um Acordo de Cooperação, em coautoria com o médico Fernando Lucchese; Os Pecados da Língua: Pequeno Repertório de Grandes Erros de Linguagem, 4 volumes em diversas reedições, em coautoria com o saudoso chargista Sampaulo; e Leitura Dinâmica e Aprendizagem, 2.ª edição, em coautoria com o administrador Geraldo Caravantes.

 

Informações da capacitação

Imagem não disponível

Modalidade: Curso

Carga Horária: 6 horas

Início: 10/08/2021 às 09:00

Fim: 10/08/2021

Ambiente EAD: A escolha do participante

Compartilhe!