Valor para associados: R$ 2.200,00
Valor para não associados: R$ 2.200,00
Uma realização da Famurs com a Faculdade Pólis Civitas. A Faculdade é credenciada no MEC sob as portarias 1121 de 10/10/2016 (presencial) e 1582 de 10/09/2019 (EaD), com conceito 5, máximo possível junto ao MEC atuando nas modalidades presencial, híbrida e a distância.

https://poliscivitas.com.br/



CADA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA POR:

  • Seminário presencial com 8h;
  • Videoaulas de 12 a 15 minutos;
  • Material de apoio;
  • Indicação de Leitura Complementar
  • Avaliação composta por 10 (dez) questões objetivas sendo necessário para aprovação nota igual ou maior que 7,0
  • Webnário com 1h.
  • Duração: 4 a 12 meses
  • Carga Horária: 360h
  • Inscrições até dia 25.08.2022

 FORMA DE PAGAMENTO:

Será encaminhado para o email cadastrado NF e Boleto Bancário em 2 (duas) parcelas com vencimento para 30 e 60 dias.  

CONCEITO:

o curso de Pós-Graduação em Autismo com ênfase em Assistência Social tem o intuito de especializar profissionais no atendimento socioassistencial de pessoas com autismo, sua família e comunidade, no sentido de contribuir com a qualidade de vida e a formação humana. Além disso, visa a integração deste profissional com as demais áreas e redes de assistência, orientando na busca da defesa dos direitos e na organização de redes de serviços.

METODOLOGIA:

o Programa Famurs de Pós-graduação em Autismo Assistência Social, através de uma metodologia híbrida, mesclando encontros presenciais e aulas online, foi estruturado contemplando a organização dos conteúdos de forma com que os alunos/servidores sigam uma trilha de aprendizagem e realizem o curso de forma sequencial e dialógica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

  • DIAGNÓSTICO DO AUTISMO: IMPACTO DO AUTISMO NA FAMÍLIA E AS BASES EPISTEMOLÓGICAS DO STRUCTURED TEACCHING

Estudo das bases epistemológicas do Modelo TEACCH® (Tratamento e Educação para Crianças com Autismo ou com Déficits Relacionados à Comunicação). Estratégias TEACCH®. Critérios diagnósticos do Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Entendimento sobre o impacto do autismo na família. Estudo sobre a resiliência aplicada aos familiares que convivem com os TEA. O papel desse atributo na dinâmica das famílias. 

  • MODELO TEACCH COM ÉNSAFE EM SUAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS

Diagnóstico. Avaliações formais e informais. Princípios do Modelo TEACCH e sua aplicabilidade. 

  • LEGISLAÇÃO ATUAL E DIREITOS DA PESSOA COM TEA

Legislação e políticas públicas. Cidadania e Exclusão. História da Deficiência. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Pessoa autista e pessoa com deficiência. Lei brasileira de inclusão. Política nacional de proteção aos direitos da pessoa com TEA. Inclusão escolar. 

  • SISTEMAS INTEGRADOS DE ATENDIMENTO NO MODELO G ENE RACISTA

o cotidiano autista. VIII Congresso Internacional: Autisme-Europa. O cotidiano das famílias de filhos com Autismo. Garantia dos Direitos Convenção Internacional dos Direitos de pessoas com deficiência. A Assistência Social das pessoas com Autismo. 

  • NEUROBIOLOGIA DO AUTISMO

A neurociência. Aprendizagem, atenção e memória. Desenvolvimento neuropsicomotor. Desenvolvimento neuropsicomotor no Autismo. Teorias psicológicas. Integração neurosensorial. Responsividade atípica no Autismo. Linguagem. 

  • AUTISMO, FAMÍLIA E RELAÇÕES HUMANAS

A família e o Autismo. Dinâmica Familiar. Estratégias para o trabalho. Teacch. ABA (Applied Behavior Analysis). DIR (modelo baseado nas diferenças individuais e na Relação). PECS (Picture Exchange Communication System). Intervenções psicossociais. Redução do estresse.

Informações da capacitação

Imagem ilustrativa do(a) Curso: PÓS-GRADUAÇÃO EM AUTISMO ASSISTÊNCIA SOCIAL

Modalidade: Curso

Carga Horária: 360 horas

Início: 28/09/2022

Fim: 28/09/2023

Ambiente EAD: Moderno Ambiente Virtual de Aprendizagem - Seminários Presenciais nas Regionais - Videoaulas e Materiais de Apoio - Tutoria Especializada

Compartilhe!