Valor para não associados: R$ 2.200,00
Uma realização da Famurs com a Faculdade Pólis Civitas. A Faculdade é credenciada no MEC sob as portarias 1121 de 10/10/2016 (presencial) e 1582 de 10/09/2019 (EaD), com conceito 5, máximo possível junto ao MEC atuando nas modalidades presencial, híbrida e a distância.
https://poliscivitas.com.br/
CADA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA POR:
- Seminário presencial com 8h;
- Videoaulas de 12 a 15 minutos;
- Material de apoio;
- Indicação de Leitura Complementar
- Avaliação composta por 10 (dez) questões objetivas sendo necessário para aprovação nota igual ou maior que 7,0
- Webnário com 1h.
- Duração: 4 a 12 meses
- Carga Horária: 420h
- Inscrições até dia 25.08.2022
FORMA DE PAGAMENTO:
Será encaminhado para o email cadastrado NF e Boleto Bancário em 2 (duas) parcelas com vencimento para 30 e 60 dias.
CONCEITO:
o curso de Pós-Graduação em Autismo, ênfase em Saúde apresenta uma nova forma de entender o autismo de acordo com o sugerido pelo DSM-V na era do "espectro", apresentando técnicas de intervenção na área de saúde que vão de situações diagnósticos a recursos terapêuticos.
METODOLOGIA:
o Programa Famurs de Pós-graduação em Autismo Saúde, através de uma metodologia híbrida, mesclando encontros presenciais e aulas online, foi estruturado contemplando a organização dos conteúdos de forma com que os alunos/servidores sigam uma trilha de aprendizagem e realizem o curso de forma sequencial e dialógica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- DIAGNÓSTICO DO AUTISMO: IMPACTO DO AUTISMO NA FAMÍLIA E AS BASES EPISTEMOLÓGICAS DO STRUCTURED TEACCHING
Estudo das bases epistemológicas do Modelo TEACCH® (Tratamento e Educação para Crianças com Autismo ou com Déficits Relacionados à Comunicação). Estratégias TEACCH®. Critérios diagnósticos do Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Entendimento sobre o impacto do autismo na família. Estudo sobre a resiliência aplicada aos familiares que convivem com os TEA. O papel desse atributo na dinâmica das famílias.
- MODELO TEACCH COM ÊNSAFE EM SUAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS
Diagnóstico. Avaliações formais e informais. Princípios do Modelo TEACCH e sua aplicabilidade.
- LEGISLAÇÃO ATUAL E DIREITOS DA PESSOA COM TEA
Legislação e políticas públicas. Cidadania e Exclusão. História da Deficiência. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Pessoa autista e pessoa com deficiência. Lei brasileira de inclusão. Política nacional de proteção aos direitos da pessoa com TEA. Inclusão escolar.
- NEUROBIOLOGIA DO AUTISMO
A neurociência. Aprendizagem, atenção e memória. Desenvolvimento neuropsicomotor. Desenvolvimento neuropsicomotor no Autismo. Teorias psicológicas. Integração neurosensorial. Responsividade atípica no Autismo. Linguagem.
- RECURSOS CLINICO-AMBULATORIAIS
Prontuários: histórico, eletrônico, aspectos legais. Direitos à informação, Ética. Registro de prontuários, formas, registro escolar e comportamento.
- AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO
Histórico e definição. Prevalência e fatores de risco. Etiologia. Fisiopatologia. DSM V. CID-10. Escala de Avaliação. Exames complementares. Diagnóstico diferencial. Fluxograma de investigação.
- ACOMPANHAMENTO E ROTINA
Diagnóstico e intervenção precoce. A mudança do diagnóstico: DSM-5 e CID-10. Sinais importantes. Entendimento da "mente autista". O contexto clínico: inter e transdisciplinar. Suporte e intervenção familiar. Terapia comportamental. Comunicação e uso de imagens.
Informações da capacitação

Modalidade: Curso
Carga Horária: 420 horas
Início: 28/09/2022
Fim: 28/09/2023
Ambiente EAD: Moderno Ambiente Virtual de Aprendizagem - Seminários Presenciais nas Regionais - Videoaulas e Materiais de Apoio - Tutoria Especializada